sexta-feira, 16 de maio de 2014

O CAMINHO DO PODER – A formula do Sucesso

 Você se encontra hoje onde queria estar? Como vai viver os próximos 10 anos de sua vida? Como irá viver hoje a fim de criar o seu amanhã? O que vai suportar daqui por diante? O que pode fazer hoje para moldar o seu destino daqui a 10 anos? Essas perguntas nos faz refletir a respeito de nosso futuro e de como nos comportamos hoje para atingirmos o amanhã que queria ou não irá chegar. Para ajudar a decidir o nosso futuro, somente devemos usar um poder que já existe dentro de você, de mim e de todos nós. O Poder da Decisão
.
 Este poder pode ser usado para transformar radicalmente todas as áreas de nossas vidas, pois o fato de mudarmos por decisão própria alguns de nossos hábitos, e isso por si só, já irá refletir em ações que desencadearão efeitos que nos levarão a uma nova direção definida anteriormente. Ou seja, decidimos hoje o que seremos ou queremos amanhã. O fato de tomarmos ações conscientemente novas hoje fará com que ajam resultados diferentes dos que estamos conseguindo hoje. Em suma, se queremos dirigir nossas vidas, devemos controlar nossas ações sistemáticas, pois não é o que fazemos de vez em quando que molda nossas vidas e sim o que fazemos sistematicamente.

As decisões que você está tomando neste instante moldará como você se sente hoje e também o que você vai se tornar nos anos seguintes. São nossas DECISÕES que moldam nosso destino, mas se você não tomar nenhuma decisão de como irá viver, então já tomou sua decisão, não é mesmo? Decidiu se deixar dirigir pelo ambiente em vez de moldar seu próprio destino. Mas precisamos determinar o que queremos mudar e não apenas estar interessado em mudar. Há uma diferença entre estar interessado e empenhado ou comprometido. Estar interessado não tem o poder da mudança, é uma oração fraca e sem fé. Estar emprenhado em conseguir, como estar empenhado em se tornar, é sim um poder de decisão.

Se não estabelecermos um padrão básico para o que iremos aceitar em nossas vidas, veremos como é fácil resvalar em comportamentos e atitudes ou mesmo uma qualidade de vida muito abaixo daquilo que merecemos. Usar o Poder da decisão nos dá a capacidade de vencer qualquer desculpa e modificar qualquer parte de nossa vida em um instante. Neste exato momento podemos tomar uma decisão, eu decidi escrever este texto para ajudar as pessoas que não tem acesso à informação de qualidade e você? Tome agora uma decisão que poderá orienta-lo em uma direção nova, positiva e poderosa em busca de crescimento e felicidade.

O mais extraordinário desta força é que ela está disponível tanto a pessoa mais comum quanto ao Rei de algum País. O mais importante não é onde você começa e sim as decisões que toma sobre o lugar a que está determinado a alcançar e não é importante inicialmente saber como vai criar um resultado. O importante é decidir que você encontrará um meio, não importa qual. A formula do SUCESSO é um processo elementar de quatro passos:

Primeiramente decida o que deseja, depois entre em ação, em seguida verifique o que está funcionando ou não e por último mude seu enfoque até alcançar o que quer.
“Não conheço fato mais encorajador que a inquestionável capacidade do homem para elevar sua vida através de um esforço consciente.” – Henry Thoreau

Tomar uma decisão verdadeira significa se comprometer em atingir um resultado, e cortar qualquer outra possibilidade. Após tomarmos uma verdadeira decisão, inclusive uma difícil, a maioria de nós sente um alivio e o melhor modo de tomar melhores decisões é tomando decisões e aprendendo com cada uma delas. Elas proporcionarão distinções que são subsídios valiosos para fazermos melhores avaliações e assim podermos tomar melhores decisões no futuro.

A tomada de decisão como qualquer outra técnica que você queira aperfeiçoar, melhora na medida em que pratica com mais frequência, quanto mais decisões você toma, mais percebe que está de fato no controle de sua vida. Ter informação é poder e quando tomada como decisão deve ter a ação e não esqueça, a repetição da ação é a mãe da perfeição. Esta informação no momento em que compreendemos pode ser utilizada para efetuar aumentos imediatos na qualidade de nossas vidas.

“É nos momentos de decisão que o seu destino é traçado.” - Anthony Robbins

Não é o que está acontecendo agora ou o que lhe aconteceu no passado que determina quem você se torna. Ao contrário, são suas decisões sobre o que vai focalizar, o que as coisas significam para você, e o que vai fazer a respeito que determinarão seu destino. Há três decisões que controlam o nosso destino: Decisões sobre o quê focalizar, sobre o quê as coisas significam para você e o quê faz para criar os resultados que deseja.

Caso não tomemos decisões, ou especialmente estas três decisões conscientemente, pagamos um preço alto. Caímos no chamado efeito “Síndrome de Niágara”. A vida é como um rio onde as pessoas saltam sem ter decidido onde querem chegar. Logo são apanhadas pela correnteza: dos acontecimentos, dos medos, dos desafios. Quando chegam as bifurcações, não decidem conscientemente para onde querem ir, ou qual a direção certa. Apenas “seguem o Fluxo”. Tornam-se parte da massa de gente que se deixa dirigir pelo ambiente e não por seus próprios valores, sentem que perderam o controle e permanecem neste estado inconsciente até que o barulho da água as desperta e descobrem que estão a 2 metros da cachoeira de Niágara num barco sem remos.

Determine um curso para onde deseja ir e tenha um plano ou mapa, a fim de poder tomar decisões de qualidade pelo caminho. Talvez você nunca tenha pensado, mas seu cérebro já desenvolveu um sistema interno para tomar decisões. Atua como uma força invisível, dirigindo todos os nossos pensamentos, ações e sentimentos, tantos bons quanto maus, a cada momento de nossas vidas. E é em grande parte dirigida pelo subconsciente. O assustador é que a maioria de nós não aciona conscientemente esse sistema, ao contrario, se deixa levar por anos por fontes diversas como os pais, colegas, professores, televisão, anúncios e pela cultura em geral.

Este sistema interno é compreendido por cinco elementos, que são: Nossas convicções básicas, nossos valores de vida, nossas referências, as perguntas habituais que fazemos a nós mesmos e os estados emocionais que experimentamos a todo instante. O relacionamento sinergético desses cinco elementos é a força responsável por nos impulsionar a agir, ou a nos deter, levando a antecipar ou se preocupar com o futuro, fazendo com que nos sintamos amados ou rejeitados, ditando nosso nível de sucesso e felicidade. Determina por que você faz o que faz e por que não faz certas coisas que sabe que precisa fazer.

Mudando qualquer um destes cinco elementos, quer seja uma convicção básica ou uma regra, um valor ou uma referência, uma pergunta ou um estado emocional, somente um, já poderá produzir imediatamente uma mudança poderosa e concreta em nossas vidas. O mais importante é que estaremos combatendo a causa em vez dos efeitos. Uma pessoa que come em excesso, por exemplo, não tem problemas com o alimento em si e sim com suas convicções e seus valores intrínsecos.

Mas há um último impedimento para realmente utilizar o Poder da Decisão. Temos de vencer o medo de tomar a decisão errada. Pois ao longo da vida tomaremos muitas decisões equivocadas, e isto não pode ser um impedimento para nos bloquearmos e deixarmos o rio da vida ditar-nos o curso novamente. Devemos aprender com nossos erros e ser flexíveis, verificar as consequências, aprender com elas e usa-las como lição futura para novas decisões.

Pra termos êxito, precisamos ter um foco a longo prazo, cortar os efeitos a curto prazo que aparentemente nos dão prazer momentâneo, como: fumar, beber demais, gastar demais, comer demais etc. Fazendo com que o sucesso seja um resultado de pequenas decisões de se empenhar por um padrão mais elevado, decidindo, contribuindo, alimentando sua mente como o está fazendo agora, ao invés de permitir que o ambiente  o controle. Nenhum individuo conseguiu obter sucesso com foco a curto prazo. Não podemos deixar que a gratificação instantânea nos domine.  Decidir se empenhar por resultados a longo prazo, em vez de soluções a curto prazo, é uma decisão tão importante quanto qualquer outra que venhamos a tomar em nossas vidas. Afinal, “A demora de Deus não é uma negativa”, pois com frequência o que parece a curto prazo impossível, torna-se muito possível a longo prazo se você persistir. Pense nisso.

Baseado no Livro: AWAKEN THE GIANT WITHIN By Robbins, Anthony


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, afinal ele é muito importante para o andamento do Blog.