domingo, 31 de agosto de 2014

A relação entre qualidade de vida e autoconhecimento



Conhecer a si mesmo é ter a habilidade de se conectar com os próprios desejos e sonhos, é ter certeza dos seus objetivos e saber quais caminhos melhor se adaptam aos seus talentos. O autoconhecimento é um processo constante de aprendizado e desenvolvimento das habilidades pessoais e envolve uma transformação contínua de perspectiva e maneiras de agir. Quando bem feito, é capaz de gerar uma melhoria significativa em sua qualidade de vida.

Qualidade de vida
O conceito de qualidade de vida engloba todos os aspectos da nossa vivência pessoal e profissional. Ter uma boa qualidade de vida é ser bem-sucedido naquilo a que se propõe, tornar-se capaz de alcançar seus objetivos, manter-se sempre motivado, além de conseguir uma situação satisfatória no campo pessoal e um equilíbrio entre o trabalho e seus momentos de lazer.

Para chegar a esse patamar de sucesso, um dos primeiros passos é saber quais são seus focos e de que forma pretende atingir seus objetivos. Você precisa conhecer muito bem a si mesmo, entender como funcionam seus pensamentos e saber motivar o próprio comportamento de acordo com seus propósitos. Em outras palavras, é preciso conhecer-se a fundo.

Autorretrato

A preocupação com o autoconhecimento é uma das mais antigas da humanidade. Na entrada do templo de Apolo, na cidade grega de Delfos, estava inscrita a máxima: “Conhece-te a ti mesmo”. A frase também é atribuída a Sócrates, um dos maiores filósofos da nossa história.

Dentro do processo de coaching, o autoconhecimento é uma das maiores formas de aprendizado para o indivíduo. Para alcançá-lo, muitas vezes o coach recorre a ferramenta do autorretrato, no qual o coachee (cliente) efetua um retrato mental e comportamental de si mesmo. A ideia é que, para se conhecer melhor, você precisa primeiro fazer uma autoavaliação integral. O coachee deve aprimorar seu conhecimento pessoal em algumas áreas primordiais, como crenças, valores, interesses, objetivos, preferências e competências.

Para que o autorretrato seja bem-sucedido, é essencial que o cliente estabeleça uma relação de mútua confiança com o coach. O estímulo à reflexão deve ser acompanhado da prática, de forma a gerar um ciclo em que um aspecto alimenta e influencia o outro. Ao longo do processo, o cliente ainda deverá receber feedbacks constantes, culminando em um maior nível de integração entre valores, objetivos, comportamento e resultados.



Autor: Villela da Matta

Fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, uma organização pioneira, com mais de uma década de tradição em excelência e qualidade. Master Coach com mais de 20 anos de experiência em grandes corporações globais, tais como Serasa, Votorantim, Coca-cola, Daimler Chrysler & Mercedes Benz. Formado em MBA pela FGV e possui diversas especializações em ciências do comportamento, gestão e liderança. Membro do IOC e ICC. Crédito: http://blog.algarmidia.com.br

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