quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Programe-se para Vencer com a PNL - A resposta para o Sucesso ou Fracasso esta aqui

Programe-se para Vencer


Alguma vez pensou que seria possível "programar" o cérebro para atingir objetivos e comportamentos desejados? A Programação Neuro-Linguística dá a resposta e garante que ajuda a melhorar a vida de qualquer pessoa.

Na verdade, a PNL não é mais do que uma forma de conhe­cer melhor a estrutura das nossas experiências internas e, assim, utilizar o cérebro de maneira mais produtiva e em dire­ção àquilo que desejamos. A PNL oferece uma forma diferente de pensar a respeito de nós próprios e do mundo, per­mitindo chegar a uma nova atuação perante a vida. Partin­do do pressuposto de que se um comportamento é possível a uma pessoa será possível a qualquer outra, a PNL tem vindo a estudar e codificar várias estratégias de pessoas que se destacam em determinada área. Estratégias de auto-esti­ma, de comunicação, de criatividade ou de flexibilidade têm sido aplicadas com sucesso em pessoas que as desejam possuir.

Criada nos Estados Unidos, na década de 70, por Richard Bandler e John Grinder, a Progra­mação Neuro-Linguística (PNL) consiste num modelo que permite entender a experiência humana. Os dois investigadores começaram por estudar três grandes terapeutas: Fritz Perls, Virgínia Satir e Milton Erickson. Contudo, aquilo que Bandler e Grinder que­riam não era criar uma nova escola de terapia, mas sim identificar os padrões empregados pelos melhores terapeutas e divulgá-los. Desta forma, construíram um modelo que pode ser aplicado e ensinado para se obter uma comunicação mais eficiente e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Segundo André Ribeiro, coach (formador) de executivos e consultor, "a PNL desenvolveu ferramentas e técnicas estratégicas poderosas para a comunicação e mu­dança em várias áreas, incluindo consultoria, coaching, psicoterapia, desporto, ensino, saúde, criatividade, direito, gestão, vendas, liderança e pedagogia':

Como se pode ler no site do Instituto de Neuro-Linguística Aplicada do Rio de Janeiro, "a PNL é o primeiro modelo capaz de observar o relacionamento entre como nós neurologicamente processamos informações e o efeito disto no nosso comportamento e sentimento". Assim, o desafio da PNL é "capacitar as pessoas de instrumentos para assumir o controle da sua própria evolução cognitiva e tomar consciência que as suas imagens, vozes e sensações internas pertencem a elas e que podem ser manipuladas da mesma forma que se usam os dedos para abrir uma porta". Ou seja, a PNL procura ajudar as pessoas a compreender que "o que pensam que é a realidade é apenas o seu modelo de realidade'; sendo possí­vel optar pelo modelo que preferem.

Allan Santos Jr., espe­cialista em PNL, refere que "como seres humanos, não co­nhecemos a realidade, apenas conhecemos a nossa percepção de realidade. Cada um de nós vive a sua pró­pria realidade, construída pelas próprias impressões e experiências de vida. Atuamos no mundo de acordo com o que dele percebemos, temos o nosso modelo de mundo, o nosso mapa". E Allan acrescenta: "são os nossos mapas «neuro-Iinguísticos» da realidade que determi­nam como nós nos comportamos e como damos signi­ficado a esses comportamentos. Geralmente não são os elementos da realidade exterior que nos limitam ou nos fortalecem e sim a nossa percepção, o nosso pró­prio modelo de mundo. Se deseja alcançar objetivos, deverá variar as suas ações. Enquanto estiver a usar o mesmo procedimento vai produzir sempre o mesmo resultado".

Desta forma, "se caminhar pelo mundo à procura de problemas, encontrará problemas, se ca­minhar pelo mundo em busca da excelência, encon­trará excelência': Segundo Allan, tudo o que pensamos, sentimos e fazemos é proveniente de aprendizagens que tivemos durante a nossa infância e é nesses primeiros anos de vida que se "organiza a nossa estrutura funcional profunda, sendo que muito dela vem de como fomos 'programados (educados) pelos nossos pais, familiares e professores". Este processo é natural: "programamos o nosso cérebro todos os dias, quando começamos a imaginar situações futuras, como 'tal coisa não vai dar certo, "não vou conseguir"; entre muitos outros diálo­gos interiores que temos e que organizam a nossa neu­rologia para o fracasso ou para o êxito. Na prática desta disciplina, utilizamos esse conhecimento sobre o fun­cionamento da neurologia humana, para ajudar as pessoas a conseguir atingir os seus objetivos. Embora a PNL não seja uma terapia – nos moldes convencionais da psicologia – é muito terapêutica nos processos de reaprendizagem", acrescenta Allan.



André Ribeiro lembra que se o nosso cérebro já está programado, então o objetivo "é tomar consciência de como o fazemos para expandir alternativas': Neste caso, a "PNL é usada para modelar a excelência humana. Por exemplo, estudar a estrutura do que fazem os melhores desportistas, vendedores, etc., para depois reaplicar essas estruturas e obter resultados favoráveis'.

Se a PNL é um conjunto de ferramentas que, colocadas em prática, alteram e melhoram as capacidades e recursos das pessoas, ela é indicada para todos aqueles que querem atingir a realização pessoal e profissional. Segundo Allan Santos Jr destina-se "a qualquer pessoa que esteja inte­ressada em conhecer-se melhor, ampliar seu potencial e aumentar sua capacidade de desfrutar da vida': Clientes particulares e empresas procuram cada vez mais seguir as estratégias e os ensinamentos da PNL para sair do estado actual e chegar estado desejado. Aconselhada para todas as pessoas e empresas que pretendem atingir o seu máximo potencial e obter grandes sucessos, a PNL é igualmente utilizada como psicoterapia individual para problemas tão diversos como fobias ou esquizofrenia.

Ser mais eficiente e eficaz, mais criativo, melhor comunicador e desfrutar mais da vida, segundo André Ribeiro, alguns dos benefícios da PNL. As pessoas "tomam consciên­cia dos processos pelos quais aprendem, pensam e a­tuam. Sabem como utilizar recursos próprios para lidar com a vida, realizando objetivos pessoais e profissio­nais", acrescenta. O que está esperando, comece a aplicar desde já suas mudanças de comportamento e transforme sua vida para melhor, ou deixe como está, a escolha está em suas mãos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, afinal ele é muito importante para o andamento do Blog.