quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Quem é o dono da Língua Inglesa? Nativos ou Não Nativos?

Terceiro post da semana sobre curiosidades da Língua Inglesa.

UK, E.U.A, Canadá e Austrália possuíam juntos em 2012 400 milhões de falantes enquanto o resto do mundo contabilizava a marca de 1.4 Bilhões. Nesta pesquisa os E.U.A tinha 280 milhões de nativos enquanto que só na China já existia 300 milhões de falantes e mais 350 milhões aprendendo a nova língua, ou seja, o dobro de que se tem em todo os E.U.A e uma curiosidade, apenas 1 milhão de estrangeiros falam o Inglês Britânico. Não importa o tamanho, tanto os nativos e os nãos nativos são responsáveis pela mudança que vem acontecendo com o Inglês mundial. Não há um dono, ela se tornou Universal e todos nós somos responsáveis pela língua neste momento. Estima-se que dentro de uma década, 2 bilhões de pessoas estarão estudando inglês e cerca da metade do mundo — por volta de 3 milhões de pessoas — o falarão.

Para que o inglês é usado?

Somente na Índia, a indústria do aprendizado de Inglês em massa consiste num negócio de cem milhões de dólares por ano. Trata-se da linha de frente de uma revolução global em que centenas de milhões de pessoas apendem o inglês, a língua planetária para quase tudo que é tipo de transação. O inglês é a principal língua do comércio, tecnologia, comunicação, ciência, conferências acadêmicas, negócios, entretenimento, aeroportos e controle de tráfego aéreo, diplomacia, rádio, jornais, livros, esportes, turismo, competições internacionais, música pop, propaganda, etc.

Mais de dois terços dos cientistas do mundo lê em Inglês. Três quartos da correspondência mundial são escritos em inglês. Oitenta por cento das informações mundiais armazenadas por vias eletrônicas são em inglês. Dos aproximados quarenta milhões de usuários da internet, algo em torno de oitenta por cento se comunica em inglês, mas estima-se que esse valor diminua para quarenta por cento à medida que falantes de outras línguas tiverem acesso à internet. Alguns tipos de novos "Ingleses".

Os novos falantes de inglês não estão somente absorvendo de maneira passiva a língua. Eles estão moldando-a, dando origem a um evento interessante: a fusão de dois nomes de línguas em um só, o que forma um novo nome para aquela nova língua. Esta fusão é chamada de Palavra-valise ou portmanteau. Alguns exemplos de palavras-valise de nomes de línguas são:




Englog (ou Enggalog) = English + Taglog (falado nas Filipinas)
Japlish = Japanese + English
Hinglish = Hindi + English
Spanglish = Spanish + English

E quanto ao futuro?

Todas as línguas são obras inacabadas. A globalização do inglês, no entanto,é algo sem precedentes na história das línguas, revolucionará a história de uma maneira a qual só estamos começando a imaginar. No futuro, sugere David Crystal, poderá existir um mundo com três línguas inglesas, onde você falaria um dialeto local baseado no inglês em casa, uma variedade nacional no trabalho ou na escola, um Inglês Padrão internacional para se comunicar com estrangeiros. Entre os falantes nativos, grupo de anglófonos no mundo cada vez menor, há uma crescente noção de que os estudantes devem parar de tentar imitar o inglês de Brighton ou Boston, e abraçar suas versões locais próprias. Pesquisadores começam a estudar os "erros" de falantes não nativos, como "She look very sad" (a não conjugação do verbo para "looks", de acordo com o sujeito), por exemplo, confome pedem as gramáticas estruturadas. Num período de uma geração, os professores talvez não irão mais corrigir os alunos por falarem "a book who" (um livro quem) ou a "person which" (which, para a gramática do inglês, é aceitável somente para relacionar coisas e conceitos, e não pessoas).

Pense nisso, aprenda Inglês, ou incentive seu filho ou amigo a aprender. Falar Inglês é questão de oportunidade e crescimento pois só assim poderemos ter um Brasil melhor, mais competitivo Internacionalmente e com mais consciência de Mundo. Não precisa gastar dinheiro em cursos, aprenda em casa mesmo, pois há muitos recursos gratuitos disponíveis, basta procurar no lugar certo.eu mesmo aprendi sozinho e com 3 meses já conversava, então faça o mesmo você também. Caso queira saber como fiz, entre em contato, pois criei um passo a passo que batizei de GPS English - A maneira mais rápida e eficiente de aprender Inglês.

Materia by Leonardo Souza com fonte de estudo: The Oxford Advanced Learners Dictionary and British Council.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, afinal ele é muito importante para o andamento do Blog.